Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dados que contam histórias

Dados que contam histórias

(#29) Elefante, árvore, algemas

por Rita da Nova, em 30.03.16

dados-29.JPG

 

 

G:

São 50? Ou 60? Tinha lido algures quantos dias uma pessoa aguentava sem comer mas já não se lembrava. Ainda bem. Melhor assim. Não ia largar aquela árvore por nada, nem por fome, apenas por justiça.

Quando uma pessoa se acorrenta a um pinheiro antigo porque o querem mandar abaixo ou se invade uma clínica porque testam produtos em animais, não o fazemos por nós, fazemo-lo pelos coelhos com champô nos olhos ou pelos elefantes a quem arrancam o marfim. Podiam ser 2 ou 100 dias que aguentaria sem comer. Não interessava. Para algumas pessoas, o que somos é muito mais do que aquilo que comemos.

 

∞∞∞

 

R:

José mal podia acreditar que era verdade. Piscou os olhos várias vezes, esfregou-as outras quantas. Ia, finalmente, ao circo. Já todos os colegas da escola tinham ido pelo menos uma vez, mas a mãe de José dissera que ele tinha de esperar até perceber bem as coisas. O que havia para perceber? Já tinha visto na televisão, no Natal, e tinha percebido tudo.

Agora que tinha a tenda ali, em frente a si, o coração começou a bater de felicidade, ao ritmo das palmas que ouviria dentro de minutos, quando entrasse no recinto e os palhaços tomassem o palco.

Podemos comprar pipocas?

Daqui a bocado, respondeu a mãe, enquanto segurava a sua mão com mais força e o desviava do caminho.

Vamos entrar por outro lado, mãe?

Não teve resposta.

José mal podia acreditar que era verdade. Piscou os olhos várias vezes, esfregou-as outras quantas. À sua frente, preso a uma árvore com algemas gigantes, estava um elefante. Um elefante a sério. Apertou a mão da mãe e olhou-a.

É isto que eles fazem aos animais no circo, José. Prendem-nos para eles não fugirem e batem-lhes para que se acalmem. Posto isto, ainda queres pipocas?

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D