Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dados que contam histórias

Dados que contam histórias

(#14) Martelo de tribunal, cesto de bebé, espiral

por Guilherme Fonseca, em 31.01.16

dados-14.JPG

 

R:

Dou como encerrada a sessão. POC.

O Juiz levantou-se, saiu pela porta lateral e sacudiu-se dentro da vestimenta. Ajude-me a tirar isto, mas é, grunhiu para uma administrativa que estava na sala.

Tirar uma criança à mãe, que raio de decisão. Será que alguma vez se iria perdoar? O seu primeiro instinto tinha sido o de fazer o que não tinham feito consigo: dar àquela criança a oportunidade de ter uma família, a possibilidade de chorar num ombro e de se aninhar num colo. Não há nada de bom nos centros de acolhimento e ele sabia-o melhor do que os outros Juízes.

Porque é que se tinha deixado convencer do contrário, então? Os argumentos do advogado eram bons, disso não havia dúvida. A jurisprudência era clara, mas mesmo assim não estava em paz com a sua decisão. Por que raio tinha dado continuidade a esta espiral de infelicidade?

 
∞∞∞
 
G:

Isabel estava na longa fila e ficava cada vez mais nervosa. Não sabia se era do tempo de espera, se do peso da barriga, se de ambos. Ela e mais 30 raparigas grávidas tinham de estar ali, em fila, à espera para saber o futuro. Não o delas. Da criança.

Era assim que funcionava. Todas as raparigas que ficavam prenhas, na penúltima quinta-feira do penúltimo mês, iam à Madame. E ela, olhando e cheirando a barriga delas, dizia o que a criança deveria ser. Era por isso que estava nervosa. E se ela dissesse “pobre”, “doente”, “marreco”… ou pior, nada. E se ela não dissesse nada?

Chegou a sua vez. Entrou na tenda e lá estava a Madame, velha e a tresandar a incenso. Aproximou-se e a Madame, sem lhe tocar, sorriu. Ela perguntou “Então?” e a Madame só disse “Médico”. E dois segundos depois completou com “Padeiro”. Isabel entrou em choque. "Médico" mais "Padeiro"? Poderia escolher? Encheu o peito e arranjou coragem para perguntar “Médico ou Padeiro?”. Já estava a ser levada para fora da tenda quando a Madame lhe respondeu “Não, querida. Médico e Padeiro”.

Mais sobre mim

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D